Por Nitro, 1 de novembro de 2022
O uso de extrato de algas na agricultura vem se tornando um tema frequente como alternativa de fertilizantes e bioestimulantes. A espécie Ascophyllum nodosum é a mais pesquisada na agricultura e vem há décadas sendo explorada comercialmente. Esta alga é natural do hemisfério norte e possui adaptação à condições adversas de sobrevivência, como o frio intenso, total imersão em água salgada na maré alta e intensa exposição ao sol na maré baixa, logo, acredita-se que essas algas conseguem sintetizar compostos anti-oxidantes.
As macroalgas possuem em sua composição nutrientes, aminoácidos, vitaminas, citocininas, auxinas e ácido abscísico (ABA) que atuam como promotores do desenvolvimento vegetal. Algas marinhas possuem atividade direta na proteção vegetal contra fitopatógenos e também promovem a produção de moléculas bioativas, capazes de induzir a resistência nos vegetais.
(TALAMINI; STADNIK, 2004)
Em estudo realizado, o uso de extratos de algas em doses crescentes em cana-de-açúcar apresentou incremento em matéria seca da parte aérea como pode ser visto na Figura 1 através da comparação dos tratamentos com o controle (GAPE, 2015, dados não publicados).
estudos feitos com a cultura do feijão, visando diminuir a aplicação de N-ureia, a aplicação de Ascophyllum nodosum, juntamente à inoculação, pó de rocha e molibdênio, proporcionou uma melhor nodulação do feijoeiro além de menor custo, quando comparado ao tratamento convencional (BERTOLDO et al., 2015).
Referências
TALAMINI, V; STADNIK, M. J. Extratos vegetais e de algas no controle de doenças de plantas. In: STADNIK, M. J.; TALAMINI, V. (Eds). Manejo ecológico de doenças de plantas. Florianópolis: CCA/UFSC, 2004, p. 45-62.
BERTOLDO, M. J., GUIBERT, E., FAURE, M., et al., 2015. Specific deletion of AMP- activated protein kinase (1AMPK) in murine oocytes alters junctional protein expression and mitochondrial physiology. PLoS One e0119680.
Por Nathalia, 10 de julho de 2023
Por Nathalia, 2 de janeiro de 2023
Por Nitro, 28 de novembro de 2022
Por Nitro, 25 de novembro de 2022
Por Nitro, 22 de novembro de 2022
2022 Nitro Agro - Todos os direitos reservados - Por InCuca