A importância da calagem adequada para a produtividade do solo

Por Nathalia, 10 de julho de 2023

A maioria dos solos brasileiros apresenta características ácidas e alta concentração de alumínio, o que torna necessário a adoção de práticas corretivas antes do cultivo. Nesse sentido, a importância da calagem adequada para a produtividade do solo é fundamental. A calagem eleva o pH do solo para a faixa ótima de disponibilidade de nutrientes às culturas, neutraliza o alumínio e fornece cálcio e magnésio.

Figura 1. Relação do pH do solo e disponibilidade de nutrientes. Fonte: Malavolta (2006).

Realização da prática corretiva:

A fim de determinar a necessidade de calagem (NC) em toneladas por hectare, são utilizados critérios específicos:

Critério 1

Baseado nos teores de cálcio e magnésio na camada de 0 a 20 cm do solo

NC (t ha-1) = [30 – (Ca + Mg) ] x 10
________________________
       PRNT

Nesse caso, são representados:
Ca – teor de cálcio em mmolc dm-3 na camada 0 a 20 cm do solo;
Mg – teor de magnésio em mmolc dm-3 na camada 0 a 20 cm do solo;
PRNT – poder relativo de neutralização total do corretivo.

Critério 2 

Já o critério 2, é baseado na saturação por bases na camada de 0 a 20 cm do solo.

NC (t ha-1) = (V2 - V1) x CTC
_______________

                      10 x PRNT

Aqui, temos:
V1 – saturação por bases atual do solo em porcentagem na camada 0 a 20 cm do solo;
V2 – saturação por bases almejada em porcentagem na camada 0 a 20 cm do solo;
CTC – capacidade de troca de cátions em mmolc dm-3 na camada 0 a 20 cm do solo;
PRNT – poder relativo de neutralização total do corretivo.

Recomenda-se a aplicação de calcário dolomítico (MgO > 12%) três meses antes da semeadura, permitindo tempo suficiente para a reação do corretivo com o solo e ressaltando a importância da calagem adequada para a produtividade. O calcário deve ser aplicado em toda a área superficialmente ou incorporado.

A Influência da calagem adequada na produtividade das culturas

Estudos conduzidos na Embrapa Arroz e Feijão, situada no município de Santo Antônio de Goiás – GO, demonstraram que a calagem adequada resultou em aumentos significativos no rendimento de grãos de feijão irrigado (três safras) e soja (uma safra) (Tabela 1). Além disso, impactos positivos foram observados em culturas como feijão, milho e soja (Figura 2).

Dose(t ha-1)Rendimento de grãos(kg/ha-1)
FeijãoSoja
0,01.912b2.975b
1,32.167ab3.273a
4,02.486a3.395a
Tabela 1 – Rendimento de grãos de feijão irrigado (três safras) e soja (uma safra). Fonte: Barbosa Filho et al., (2005).
Figura 2. Produtividade (kg ha-1) de arroz, feijão, milho e soja, em função da aplicação de doses de calcário. Fonte: Fageria (2001).

Diante das características ácidas e elevada concentração de alumínio nos solos brasileiros, a calagem desempenha um papel crucial para garantir a produtividade do solo. Ao neutralizar a acidez, elevar o pH, fornecer nutrientes essenciais e melhorar as condições para o desenvolvimento das culturas, a calagem adequada se mostra imprescindível. Os estudos realizados na Embrapa Arroz e Feijão evidenciaram os benefícios da calagem, demonstrando aumentos significativos no rendimento de grãos de feijão, soja, milho e outras culturas. Portanto, ao adotar práticas corretivas e realizar a calagem de forma adequada, os agricultores podem potencializar a produtividade do solo e obter melhores resultados em suas lavouras.

Referências bibliográficas

BARBOSA FILHO, M. P.; FAGERIA, N. K.; ZIMMERMANN, F. P. Atributos de fertilidade do solo e produtividade do feijoeiro e da soja influenciados pela calagem em superfície e incorporada. Ciênc. agrotec., Lavras , v. 29, n. 3, p. 507-514, jun. 2005.

BENEDINI, M. S., Novo conceito no uso de calcário em cana-de-açúcar, COPERSUCAR, Série Agronômica, n° 16, 1ª edição, 1988. 19p.

FAGERIA, N. K. Efeito da calagem na produção de arroz, feijão, milho e soja em solo de cerrado. Pesq. agropec. bras. vol.36 no.11 Brasília Nov. 2001.

MALAVOLTA, E. Manual de nutrição mineral de plantas. São Paulo: Ed. Agronômica Ceres, 2006.

RAIJ, B. van et al. Recomendações de adubação e calagem para o estado de São Paulo. Campinas: Instituto Agronômico/Fundação IAC, 1997. 285 p. Boletim técnico, v. 100.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

2022 Nitro Agro - Todos os direitos reservados - Por InCuca

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram