Controle de pragas: qual a sua importância?

Por Nitro, 13 de setembro de 2022

Desde 2000, o número de patógenos que causam danos à agricultura aumentou em sete vezes, trazendo aos produtores novos desafios no controle de pragas.

Alguns fatores que explicam esse salto são o aumento do comércio internacional, que funciona como porta de entrada para novos atores, e o uso de poucas variedades de sementes, o que diminui a diversidade genética e eleva o potencial da incidência de doenças. Diante desse cenário, qual a importância de fazer o controle de pragas?

Por que realizar o controle de pragas?

Estamos em um cenário marcado pela necessidade de suprir a demanda alimentar mundial e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ambientais. Da mesma forma, os produtores rurais também se encontram em um momento de grande interesse em técnicas eficientes e econômicas no controle de pragas.

A alta nas exportações de commodities associada a um nicho de mercado crescente, formado por consumidores conscientes e dispostos a pagar mais por alimentos produzidos de maneira sustentável, abrem grandes oportunidades de negócios que o agricultor não deve abrir mão de aproveitar.

Caminhos para realizar o controle de pragas

O controle de pragas é fundamental para a obtenção de altas produtividades nas culturas agrícolas. O uso de técnicas ineficientes pode provocar prejuízos tão elevados que inviabilizam a produção de determinadas culturas. Assim, é importante conhecer as características de cada cultivo para minimizar as perdas.

No universo das pragas, estão inclusas lagartas, percevejos, cochonilhas, e nematoides, entre uma infinidade de organismos que têm nas plantas cultivadas sua fonte de alimento e abrigo.

A forma mais tradicional de combate é o uso de defensivos químicos. O MIP é a sigla para o Manejo Integrado de Pragas e sua implantação é baseada no uso conjunto de diversas técnicas com o objetivo de limitar perdas e danos à lavoura, ao mesmo tempo em que reduz efeitos adversos do próprio tratamento. Dentre estas práticas destacam-se:

  • trabalhar com variedades resistentes;
  • adotar as práticas agrícolas mais adequadas ao controle de pragas da cultura;
  • Conhecer as pragas ocorrentes;
  • reconhecer a existência de inimigos naturais;
  • adotar o controle biológico;
  • identificar os defensivos agrícolas pertinentes;
  • implementar a agricultura de precisão.

Leia também: Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas

Quando e como fazer o controle de pragas?

A frequência e o momento da aplicação dependem do organismo que está sendo controlado ou combatido, assim como do nível de infestação. Além disso, também dependem da cultura e da fase de desenvolvimento em que se encontra a lavoura.

Mas o grande segredo para o controle de pragas é a implantação de um sistema de monitoramento que identifique os invasores da cultura logo no início. Dependendo da cultura, o controle deverá ser feito:

  • antes do plantio, com aplicação no solo;
  • durante o plantio, com aplicação no tratamento de sementes ou nos sulcos;
  • durante a emergência da plântula;
  • durante o desenvolvimento da planta;
  • durante a frutificação, quando pertinente.

Conte com um suporte especializado

Falhas no planejamento e nas técnicas do manejo podem trazer grandes prejuízos à fazenda. Por isso, é importante ter sempre um parceiro para aplicar a estratégia correta.

Com a Nitro, você tem um time de especialistas sempre disposto a analisar a sua situação e ser o seu braço direito no combate às pragas. Em caso de qualquer sobre o melhor caminho para o desenvolvimento da sua plantação, basta entrar em contato com a nossa equipe.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

2022 Nitro Agro - Todos os direitos reservados - Por InCuca

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram